Uncategorized

Microcirurgia — Um novo mundo

A microcirurgia é uma especialização que permite a reconstrução de pequenas estruturas com o auxílio de um microscópio. AHH, então fica muito fácil! Fácil? O microscópio apenas transforma milímetros em centímetros. Além do que, a mão do cirurgião não pode sequer se alterar com o tremor natural da respiração.

Essa é apenas uma das competências… Tem realmente coragem de entrar nesse mundo?? Então continue…

Vamos entender mais sobra a microcirurgia:

· Ampliação da imagem

· Coordenação de movimentos

· Leveza do instrumental preciso

Eis a chave da microcirurgia

Momento Curiosidade!!!

Não é recomendado para o microcirurgião, por exemplo, jogar tênis, esporte que parece ser a paixão de nove em cada dez estrelas da medicina, porque, nas vinte quatro horas após uma partida, causa nas mãos leves tremores, quase imperceptíveis, mas fatais para quem opera num universo milimétrico. Pelo mesmo motivo, ao contrário das cirurgias convencionais, durante uma microcirurgia há silêncio quase absoluto. Só se conversa em casos de extrema necessidade, pois a alteração na respiração também faz as mãos tremerem.

Isso não significa dizer que é proibido, apenas não é recomendado para algumas pessoas.

E como isso tudo começou?

O pioneiro na tentativa de superar as limitações do olho humano em cirurgia foi o dr. Nylen, médico otorrino sueco, que utilizou pela primeira vez o microscópio numa operação em 1921.

Mas acredita que ninguém ligou para este feito incrível??

Pois é!! Apenas na década de 30, essa ideia voltou! Mas voltou com tudo! Os cirurgiões oftalmologistas do mundo inteiro começaram a usar o microscópio para operações de vista, já que sempre se lida com estruturas muito delicadas. AHH!! Então por isso que a maioria dos instrumentos microscópicos têm nomes típicos da oftalmologia!!

Logo depois, os cirurgiões de ouvido começaram a usar esta técnica. Mas durante um longo tempo ficou restrita a essas duas áreas. Somente na década de 50 que se disseminou para outras especialidades e com outros problemas ‘’confeccionar os materiais adequados’’.

E a microcirurgia na Cirurgia Plástica??

Trata-se de uma técnica que se tornou a arma poderosa de diversas áreas da medicina cirúrgica. E, quando a cirurgia plástica adentrou neste mundo, o resultado foi uma verdadeira revolução: a plástica reconstrutiva, que permite reimplante de membros amputados, transplante de tecidos do corpo para corrigir defeitos, recuperação de movimentos em casos de paralisia.

Os atuais desafios da microcirurgia são os transplantes de face e mão!

Mas acredite! Isso já é real e bem real!

Um paciente com mutilação grave de face pode recuperar o órgão, estética e funcionalmente, por transplante microcirúrgico. A microcirurgia se apresenta assim como técnica essencial para o cirurgião plástico reconstrutivo que visa obter a melhor forma e função possíveis.

Perder parte do corpo é um trauma grave para o organismo e para o psicológico do paciente. Porém com o avanço da tecnologia e o aprofundamento das técnicas cirúrgicas, cada vez mais, pessoas que sofreram acidentes desse tipo, tem conseguido recuperar dedos, mãos e até braços que foram arrancados do corpo. Por meio da microcirurgia.

Para fazer o reimplante, é necessário fazer a reconstrução das estruturas lesadas, além de restaurar a circulação e função do membro. MAS ATENÇÃO! O reimplante deve ser feito até 6 horas após o trauma, mas se for para dedos, pode ser até 24 horas depois.

Já existe esses Transplantes/Reimplantes?

A resposta é sim!!! Olhe alguns exemplos:

Também existe para o rosto!

Conheça Isabele Dinoire, a francesa que foi a primeira a ter um transplante de face do mundo (2005):

Gostou desse magnífico mundo novo?

Então continue explorando este mundo e faça a diferença!

Para fazer uma microcirurgia é imprescindível a técnica e habilidade do cirurgião. Então, lembra daquela clássica frase ‘’A prática leva a perfeição’’ ? Pois é!!!! então peça logo a sua sutureskin na nossa Loja virtual: www.sutureskin.com.br e comece agora mesmo a praticar em qualquer lugar e em qualquer hora!

Thainá Lins

You Might Also Like