Fundamentos da Técnica Operatória

Assepsia e Antissepsia: Você sabe que é importante!

Todos sabem da importância de uma boa higienização para impedir contaminações seguidas de infecções, mas VOCÊ SABIA! Que cerca de 50% das pessoas saem do banheiro sem lavar as mãos quando sozinhas, entretanto, se houver outra pessoa no banheiro só 9 % saem sem lavar as mãos? Instigante, não? Contudo, quando se trata de profissionais da saúde, sua falta de higiene contamina, infecciona e mata os outros!

Mas o que é Antissepsia?

Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir ou remover os micro-organismos em sua superfície. (ANVISA). EX: lavar as mãos.

Momento Curiosidade!!

Médico húngaro e obstetra, que nasceu em 1818, conseguiu diminuir drasticamente a taxa de mortalidade em seu hospital mediante a determinação de que os obstetras apenas lavassem as mãos antes de realizar os partos. Para demostrar sua teoria, ele acabou morrendo em consequência de uma infecção que ele mesmo provocou, cortando-se com um bisturi contaminado. Pelo menos estava certo, não é mesmo?

Entendi! Mas e os antissépticos?

Um antisséptico adequado deve exercer a atividade gemicida sobre a flora cutâneo-mucosa em presença de sangue, soro, muco ou pus, sem irritar a pele ou as mucosas.

Os agentes que melhor satisfazem as exigências para a aplicação em tecidos vivos são os iodos, a cloro-hexidina, o álcool e o hexaclorofeno. Não podemos deixar de destacar o famoso PVPI, o qual é muito utilizado na antissepsia. Porém, os diferentes tipos de PVPI são utilizados em diferentes superfícies, então vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

->PVPI degermante:

Utilizado somente em pele íntegra!

-Tem a finalidade de remover sujidade e reduzir a flora transitória e residente.

-Tem indicação também na degermação da pele, mãos, área cirúrgica e procedimentos invasivos.

->PVPI aquoso:

-Composto orgânico de iodo, não age na presença de materiais orgânicos e eleva o nível sérico de iodo;

-> PVPI alcoólico:

Indicado para uso em pele íntegra!

Após degermação das mãos, com a finalidade de fazer luva química

-Demarca a área operatória, reduzindo a flora da pele

E o que é Assepsia?

É o processo, pelo qual, consegue afastar os microorganismos de um determinado ambiente, objeto ou campo operatório. Ex: uso de luvas.

‘’São manobras realizadas com o intuito de manter o doente e o meio ambiente cirúrgico livre de gérmens’’ (Goffi)

Vamos para a prática?

Todos os profissionais da saúde têm que saber o passo a passo de lavagem das mãos (ou seja, fazer uma Antissepsia corretamente, né?). Não domina essa técnica ainda? Não tem problema, aprenda agora!

 

Fique ligado no nosso blog! Serão sempre postados mais informações para você ficar constantemente atualizado.

Nos acompanhe!! Acesse a nossa Loja virtual da SutureSkin: www.sutureskin.com.br e adquira nossos simuladores para você ficar craque na sutura.

Thainá Lins

You Might Also Like