Tempos Cirúgicos

Hemostasia: Você está preparado?

Hemostasia: Você está preparado?

Sabe-se que hemostasia é a ação para deter a hemorragia (estancar o sangramento). Então fica claro a importância de um cirurgião dominar todas as técnicas cirúrgicas convencionais, assim como a ligadura, para controlar as hemorragias. Portanto, você não pode se desesperar quando algum vaso se romper durante a cirurgia!!! Saiba o que fazer na hora H.

O que é Ligadura?

Ligadura é o meio mais empregado para se alcançar a hemostasia definitiva. Sendo que este procedimento se emprega em vasos de médio e grande calibre. Sendo que consiste em pinçar um vaso sanguíneo, ou seja, interromper definitivamente o lúmen ou “luz” deste vaso.

E como faz essa Ligadura?

Com as pinças, se faz uma dobra no vaso, no lugar onde aconteceu a descontinuidade e então, liga este vaso.

-> Quando, acidentalmente, seccionou um vaso de grande calibre, assim como a artéria carótida e a femoral e quando a secção é pequena, segue o procedimento anterior.

Pinças? Como elas são?

Existe as instrumentações cirúrgicas específicas para cada situação. Sendo assim, para realizar as ligaduras as mais adequadas são:

· As pinças hemostáticas curvas (pinça Kelly curva) são mais versáteis e seu formato facilita o pinçamento e ligadura de vasos com menor risco de lesão nos tecidos adjacentes.

· A pinça mixter facilita o reparo e a ligadura de vasos de acesso mais difícil, como nas cavidades.

MOMENTO EXTRA!!!!: Hemostasia em Primeiros Socorros

Um médico é um médico em todo o momento e em todo lugar, portanto, se algum acidente acontecer, ele deve estar sempre pronto para solucionar os problemas e salvar as vidas.

· Compressão direta:

Colocar, no sangramento, uma bandagem (pano limpo) com tamanho suficiente para cobrir toda a ferida e pressiona-la firmemente. Se ele estiver ensopado de sangue, não o remova, simplesmente coloque outro pano sobre ele e reaplique a pressão. IMPORTANTE!!! A primeira bandagem não deve ser retirada!! Pois assim, irá quebrar o mecanismo natural do corpo de hemostasia.

Recapitulando: Coloca a primeira bandagem. ENSOPOU DE SANGUE? Coloca outra por cima. ENSOPOU DE SANGUE? Tira essa e coloca outra. ENSOPOU DE SANGUE? Tira essa e coloca outra até estancar.

NÃO ESTANCOU!!!! E AGORA???

Calma!!! Use:

· Torniquete:

Uma bandagem larga deve ser dobrada até que fique com aproximadamente 10 cm de largura. Amarre esta bandagem larga, duas vezes ao redor da extremidade lesada;

– Dê um nó firme na bandagem. Coloque um bastão de madeira ou outro material similar sobre o nó e amarre novamente com um segundo nó firme;

– Utilize o bastão de madeira como uma manivela para rodar e apertar a bandagem.

  • Aperte o torniquete até o sangramento cessar. Uma vez controlada a hemorragia, não rode mais o bastão e mantenha-o firme no lugar.

Fique ligado no nosso blog! Serão sempre postados mais informações para você ficar constantemente atualizado.

Nós acompanhe!! Acesse a nossa Loja virtual da SutureSkin: www.sutureskin.com.br e adquira nossos simuladores para você ficar craque na sutura.

Thainá Lins

You Might Also Like