A infecção cirúrgica é uma calamidade muito presente nos hospitais e todos sabem disso! Por isso existe uma série de medidas preventivas contra esta adversidade. VOCÊ SABIA! Que, no Brasil, o grande interesse pelo tema infecção hospitalar teve início APENAS em 1985?? E sabe qual o motivo? Por causa do Presidente da República, Tancredo Neves, operado de urgência na véspera de sua posse, e que faleceu vítima da infecção hospitalar.
Mas o que é a temida INFECÇÃO CIRÚRGICA?
É toda e qualquer infecção ligada direta ou indiretamente ao ato cirúrgico, ora pois! Essas infecções ocorrem num período de 0 a 30 dias após o procedimento, ou até mesmo, mais de um ano, caso tenha sido implantado algum material estranho o paciente.
O tipo de infecção cirúrgica mais frequente é a infecção da ferida cirúrgica.VOCÊ SABIA! Que,estima-se que o custo do tratamento da infecção da ferida cirúrgica nos Hospitais Brasileiros é em média de R$ 3.500,00 por paciente? É muita coisa, né?

O que causa essas infecções das feridas cirúrgicas?
Existe os fatores de riscos, como por exemplo: Imunodepressão, tabagismo, obesidade e idade avançada.
Entretanto, infelizmente, as maiores razões para a ocorrência desse tipo de infecção é decorrente da NEGLIGÊNCIA, como por exemplo:
· Ausência de lavagem das mãos do cirurgião e da equipe ou lavagem inadequada;
· A pele do paciente;
· Hospitalização pré-operatória prolongada;
· Duração da operação;
· Técnica operatória.
Fatores esses, que podiam ser facilmente evitados!
Certo! Já teve a infecção! E AGORA?
Nas feridas cirúrgicas deve-se:
· Retirar os pontos
· Debridar tecidos necróticos
· Opcionalmente usar soluções para limpeza, como a solução salina 0,9%. Alguns serviços têm usado permanganato 1:10.000.
· Antibiótico sistêmico só em casos de sepse e infecções à distância (urinária, respiratória, etc), diabetes e debilidade orgânica.
Você lembra da história de Andressa Urach?? Ela teve uma infecção generalizada (sepse) causada por um procedimento cirúrgico. Olhe só:

Assim como ela, muitas pessoas passam ou já passaram por este problema muito sério que pode levar a morte! Como vimos, essas infecções são, muitas vezes, causadas por negligência da equipe. Não deixe isso acontecer! Seja um profissional responsável! Faça a diferença! Siga as medidas preventivas.
Fique ligado no nosso blog! Serão sempre postados mais informações para você ficar constantemente atualizado.
Nos acompanhe!! Acesse a nossa Loja virtual da SutureSkin: www.sutureskin.com.br e adquira nossos simuladores para você ficar craque na sutura.
Thainá Lins