Fundamentos da Técnica Operatória

Infecções Cirúrgicas: Um mal que precisa ser combatido

A infecção cirúrgica é uma calamidade muito presente nos hospitais e todos sabem disso! Por isso existe uma série de medidas preventivas contra esta adversidade. VOCÊ SABIA! Que, no Brasil, o grande interesse pelo tema infecção hospitalar teve início APENAS em 1985?? E sabe qual o motivo? Por causa do Presidente da República, Tancredo Neves, operado de urgência na véspera de sua posse, e que faleceu vítima da infecção hospitalar.

Mas o que é a temida INFECÇÃO CIRÚRGICA?

É toda e qualquer infecção ligada direta ou indiretamente ao ato cirúrgico, ora pois! Essas infecções ocorrem num período de 0 a 30 dias após o procedimento, ou até mesmo, mais de um ano, caso tenha sido implantado algum material estranho o paciente.

O tipo de infecção cirúrgica mais frequente é a infecção da ferida cirúrgica.VOCÊ SABIA! Que,estima-se que o custo do tratamento da infecção da ferida cirúrgica nos Hospitais Brasileiros é em média de R$ 3.500,00 por pacienteÉ muita coisa, né?

O que causa essas infecções das feridas cirúrgicas?

Existe os fatores de riscos, como por exemplo: Imunodepressão, tabagismo, obesidade e idade avançada.

Entretanto, infelizmente, as maiores razões para a ocorrência desse tipo de infecção é decorrente da NEGLIGÊNCIA, como por exemplo:

· Ausência de lavagem das mãos do cirurgião e da equipe ou lavagem inadequada;

· A pele do paciente;

· Hospitalização pré-operatória prolongada;

· Duração da operação;

· Técnica operatória.

Fatores esses, que podiam ser facilmente evitados!

Certo! Já teve a infecção! E AGORA?

Nas feridas cirúrgicas deve-se:

· Retirar os pontos

· Debridar tecidos necróticos

· Opcionalmente usar soluções para limpeza, como a solução salina 0,9%. Alguns serviços têm usado permanganato 1:10.000.

· Antibiótico sistêmico só em casos de sepse e infecções à distância (urinária, respiratória, etc), diabetes e debilidade orgânica.

Você lembra da história de Andressa Urach?? Ela teve uma infecção generalizada (sepse) causada por um procedimento cirúrgico. Olhe só:

Assim como ela, muitas pessoas passam ou já passaram por este problema muito sério que pode levar a morte! Como vimos, essas infecções são, muitas vezes, causadas por negligência da equipe. Não deixe isso acontecer! Seja um profissional responsável! Faça a diferença! Siga as medidas preventivas.

Fique ligado no nosso blog! Serão sempre postados mais informações para você ficar constantemente atualizado.

Nos acompanhe!! Acesse a nossa Loja virtual da SutureSkin: www.sutureskin.com.br e adquira nossos simuladores para você ficar craque na sutura.

Thainá Lins

You Might Also Like