Fundamentos da Técnica Operatória

Roupa Cirúrgica: Ela sempre foi assim???

Roupa Cirúrgica: Ela sempre foi assim???

Toda situação que coloca os profissionais da saúde e os pacientes em contato com sangue, líquidos e/ou tecidos orgânicos tem que ter uma precaução rigorosa para minimizar os riscos de infecção hospitalar. E claro, que as vestimentas da equipe operacional são peças importantes para compor essas medidas preventivas.

Mas olha as roupas com que os médicos operavam antes da descoberta de microrganismos patogênicos!!:

Isso mesmo! Utilizando roupas normais. Bom… pelo menos normais para aquela época!

Então como surgiu as roupas cirúrgicas?

Tudo começou, no final do século XIX, apenas utilizando o branco para as roupas dos médicos, que foi quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais e roupa branca e limpa viraram norma, pois o pensamento era: BRANCO = LIMPO!

Entretanto, o tempo foi passando e perceberam que a vestimenta cirúrgica não deve apenas ser uma roupa branca qualquer e sim uma roupa específica para as cirurgias.

Mas as roupas cirúrgicas são verdes ou azuis!

Isso mesmo!! Mas você sabe o porquê dessa mudança??

As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) e por isso são adequadas para melhorar a visão dos médicos durante o procedimento.

Não entendeu?? Então olha só isso:

Olhe fixamente por 10 segundos para o centro deste coração vermelho e, em seguida, olhe para uma superfície branca.

Aposto que você viu uma sombra de um coração azul-esverdeado.

Pois é, se as roupas e paredes da sala de cirurgia fossem brancas a visão dos médicos ficaria muito prejudicada em relação ao vermelho do sangue que eles olham fixamente durante a cirurgia. Criando vários “fantasmas”, assim como a sombra do coração. Foi aí que surgiu a ideia de usar roupas azuis ou verdes na sala de cirurgia. Os “fantasmas” azuis-esverdeados se fundem à cor do tecido e se tornam neutros. Isso causaria um conforto na visão dos profissionais e consequentemente aumentaria sua concentração.

Interessante, né?

Hoje em dia, já se sabe que a roupa cirúrgica é uma barreira oclusiva, mas não impermeável, sendo que deve ser confortável, durável e evitar apresentar fiapos.

Olha só como é a roupa cirúrgica atualmente:

Mas e para o futuro. O que pensam?

Pensam em um pijama cirúrgico unissex ideal para quem busca conforto no ambiente hospitalar e laboratórios, feito com tecido Gabardini premium, com um acabamento de qualidade e moderno, que tenha garantia contra defeito de fabricação, além de ter bolsos para melhor conforto e praticidade e claro! sem deixar o estilo de lado, além de contar com todos os tamanhos para a blusa e para a calça, ou seja, contando com o seu tamanho.

Quer logo que chegue o futuro???

Não espere! O futuro já chegou por aqui, esse é o nosso SutureScrub — Conjunto Pijama cirurgico Premium — Unisex

Repare bem nele:

Está esperando o que?? Acesse logo o nosso site: http://www.sutureskin.com.br/e peça logo o seu SutureScrub para você poder chamar de seu e dar adeus a roupa cirúrgica compartilhada!

Aproveite também para olhar os nossos simuladores e ficar craque na sutura!

Thainá Lins

You Might Also Like