Nos cursos de sutura, nos livros, nos artigos e em todo lugar, ensinam a manobra da síntese e a fazer a sutura com seus diversos tipos de pontos. Entretanto, nunca começam pelo básico da sutura! Mas aqui, você verá aqueles detalhes que fazem toda a diferença!

pebmed.com.br
O posicionamento correto:
Primeiro é necessário saber que você precisará de:
- Porta agulha;
- Pinça de dissecção;
- Fio cirúrgico (já contém a agulha);
Agora como segurar corretamente:
- Pegue o porta agulha com sua mão dominante, nos pegadores, insira o 1° e o 4° quirodáctilo e faça os outros de apoio:

experienciasdeumtecnicodeenfermagem
- Pegue pelo corpo da agulha (a curvatura) com o porta agulha. —–>Sendo que a agulha e o porta agulha ficam perpendicularmente;
> A ponta da agulha fica ”direcionada” para o cirurgião.

http://coral.ufsm.br/tielletcab/HVfwork/apoptcv/cap4.htm
Sentido da sutura:
As suturas contínuas longitudinais retilíneas, em geral, são elaboradas da direita para a esquerda, para facilitar a apresentação das bordas da ferida, que deve ser realizada por pinça na mão esquerda.

http://bombeiroswaldo.blogspot.com.br
Transfixação das bordas da ferida:
-Quando as bordas estão afastadas, a transfixação é realizada em dois tempos, ou seja, uma borda de cada vez;
-A borda para ser transfixada deve ser bem exposta e imobilizada, se necessário, pela pinça de dissecção com a mão esquerda;
-O porta agulha deve ser fechado no terço médio da agulha para transfixar tecidos rígidos, ou no terço posterior, caso o tecido ofereça menor resistência;

estudonto.blogspot
Movimento correto:
-A agulha deve estar inicialmente perpendicular a estrutura do tecido para transfixá-la;
-Deve começar com movimento de pronação seguido de supinação da mão dominante;

pt.slideshare.net/GuilhermeTerra/sntese-e-tcnicas-sutura-2013
-Com a agulha imobilizada pela pinça da mão esquerda, o porta agulha faz progredir mais a agulha apoiando-se na sua parte posterior, para que possa ser adequadamente extraída.
Confecção do nó no final da sutura:
-Na sutura contínua, o ponto inicial e o de finalização são do tipo simples, sendo este último confeccionado com a extremidade e a alça do fio que integra a sutura.
.jpg)
OBS: Utilize a pinça de dissecção para auxiliar e não a mão! OBS2: Dê três voltas em torno do porta agulha (se for o primeiro) – Faça mais dois nós, mas estes podem ter apenas uma volta.
-Em suturas descontínuas, cada ponto corresponde a um nó.
Secção do fio:
-Nos pontos em planos abaixo da pele, as extremidades do fio devem ser cortadas rente aos nós.
-Nos pontos acima da pele, a secção deve ser feita, aproximadamente, 1 cm do nó, para facilitar a retirada dos pontos posteriormente.
-A secção é feita com a ponta da tesoura reta inclinada lateralmente e sob visão direta, evitando, assim, lesões de estruturas adjacentes.
Sabe o que vai ser melhor?? Você ir fazendo enquanto lê, assim você irá aprender e compreender com mais facilidade!! Mas já sabe que isso só é possível se você tiver a SutureSkin, não é mesmo?
Fique ligado no nosso blog! Serão sempre postados mais informações para você ficar constantemente atualizado.
Nos acompanhe!! Acesse a nossa Loja virtual da SutureSkin: www.sutureskin.com.br e adquira nossos simuladores para você ficar craque na sutura.
Thainá Lins