Descomplicando o Centro cirúrgico: funcionamento e estrutura

FINALMENTE!! Chegou a melhor hora da faculdade. Cirurgia! Você concorda? Há quem diga o contrário, mas gostando ou não, todos precisam passar por esse momento. Contudo, você não pode, simplesmente, ir! Tem que entender como funciona toda a dinâmica e estrutura do centro cirúrgico. Mas como eu vou saber sem ir?? CALMA! Aprenda aqui!

 

O que é o Centro Cirúrgico (CC)?

É a unidade hospitalar onde se realizam as intervenções cirúrgicas, bem como à recuperação pós anestésica e pós operatória imediata.

O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para a equipe que o assiste.

No centro cirúrgico são consideradas três zonas distintas: 

  • Zona de proteção
  • Zona limpa
  • Zona estéril
  1. Zona de Proteção:

É a área do centro cirúrgico que está em contato direto com o restante do hospital, dessa forma, estando mais propensa à contaminação.

É nela que se dá toda a entrada e saída de pessoas e materiais do centro cirúrgico.

É composta de:

  • Vestiário: Servirão a todo o pessoal que trabalha no centro cirúrgico. Nesta área, os profissionais trocam suas roupas pelo uniforme do CC. Deve ainda contar com sanitários completos, incluindo local para banho.
  • Área de transferência: É o local de entrada e saída dos pacientes, onde ocorre a troca da maca da enfermaria pela maca do centro cirúrgico através de uma abertura especial na parede. Essa área tem como objetivo impedir a contaminação do ambiente cirúrgico pelas rodas das macas das unidades de internação. Incrível! Tudo pensando nos mínimos detalhes! Tem que ser, né? Imagina se não fosse…
  • Expurgo: Área de recebimento, limpeza, desinfecção e guarda de materiais e objetos utilizados no centro cirúrgico, de onde eles seguirão para serem esterilizados e acondicionados para o uso.
  1. Zona Limpa

É composta pelos setores de apoio e suporte situados no centro cirúrgico.

São eles:

  • Secretaria: É responsável pela parte administrativa.
  • Conforto médico: Ambiente destinado aos profissionais no momento em que aguardam a cirurgia.

OBS: Salas como: Recepção dos pacientes, recuperação pós anestésica, acondicionamento de materiais e esterilização, equipamentos e materiais e de serviços auxiliares também fazem parte da zona limpa do centro cirúrgico.

3.Zona Estéril:

É a parte do CC com menor grau de contaminação, nela só se pode transitar utilizando máscara.

É composta por:

  • Corredor de acesso: Área que dá acesso às salas de cirurgia e onde se encontram os lavabos.
  • Lavabo: Áreas onde a equipe faz a escovação das mãos e antebraços antes de entrarem na sala cirúrgica.
  • Sala de operação: Local onde ocorre a cirurgia, sendo o mais crítico em relação à assepsia e antissepsia. A sala deve dispor de mesa cirúrgica, mesas para instrumental, equipamentos de anestesia e respiração conectados à rede de gases, mesas de apoio para enfermagem e anestesia, foco de luz, negatoscópio, bisturi elétrico e ainda equipamentos específicos.

PRONTO!! Revisamos como funciona o centro cirúrgico. Já consegue se imaginar trabalhando de um centro cirúrgico? 

Gostou do conteúdo? Fique ligado no nosso blog!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

  • Eduarda M.

    "Agora eu quero treinar suturas o dia inteirinho! Vocês nāo estāo entendo como é bom treinar nesse simulador! A tensão ajustável faz toda a diferença!"

  • Giovanna P.

    "Nada melhor do que começar o semestre preparada para o módulo de técnicas cirúrgicas S2! Obrigado SutureSkin!!!"

  • Joice C.

    "Achei um máximo esse modelo de pele em grau cirúrgico da SutureSkin!" Estou apaixonada e ja quero gravar e postar todos os meus treinos!"